Presidente da federação sérvia morre vítima da covid-19 - TVI

Presidente da federação sérvia morre vítima da covid-19

Ilija Petkovic

Ilija Petkovic foi internacional pela ex-Jugoslávia e selecionador da Sérvia e Montenegro

Relacionados

O antigo jogador internacional, antigo selecionador nacional e atual presidente da federação da sérvia, Ilija Petkovic, morreu neste sábado, vítima de Covid-19, aos 75 anos.

Petkovic foi internacional pela ex-Jugoslávia e participou no Mundial de 1974, na Alemanha, como jogador. Mais tarde, dirigiu em duas fases distintas a seleção da Sérvia e Montenegro (2000-2001 e 2003-2006), tendo orientado a seleção no Mundial de 2006, também na Alemanha, tal como tinha feito enquanto jogador.

A participação da Sérvia e Montenegro no Mundial 2006 ficou marcada pela grande polémica em torno da não chamada de Dejan Petkovic, avançado que era figura de destaque no campeonato brasileiro. O então selecionador não introduziu o jogador do Fluminense na primeira convocatória e não o chamou quando foi obrigado a fazer uma substituição, preferindo o filho Dusan Petkovic: que se viu envolvido numa polémica tão grande que foi obrigado a renunciar à vaga.

A Sérvia e Montenegro acabou por ser a pior seleção do Mundial, tendo até sido goleada por 6-0 pela Argentina, e Ilija Petkovic foi demitido do cargo de selecionador. Mais tarde candidatou-se a presidente da Federação e ganhou, desempenhando até à sua morte esse cargo.

Enquanto jogador, Petkovic destacou-se ao serviço do OFK Beograd, clube ao serviço do qual realizou mais de 500 jogos no campeonato jugoslavo, além de ter representado os franceses do Troyes.

 

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados