A polícia australiana resgatou um rapaz de 12 anos que fugiu de um incêndio que consumiu mais de 10 mil hectares, na costa oeste da Austrália, ao volante da carrinha pickup do irmão mais velho.

Luke Sturrock estava sozinho em casa com o seu cão, quando as chamas se aproximavam a grande velocidade da vila de Mogumber, no norte de Perth, este domingo.

O seu pai, Ivan Sturrock, e o seu irmão mais velho estavam fora de casa a lutar contra o incêndio que ameaçou as casas e a vida dos habitantes desta região, de acordo com a BBC.

Eu tinha dito ao meu filho, se o fogo se aproximar, vai até à laranjeira que fica a três ou quatros quilómetros de distância”, disse o pai do menino.

E foi isso que fez. Quando o fogo se aproximou, Luke agarrou instintivamente no cão da família e entrou na carrinha pickup do irmão mais velho e fez-se à estrada.

Quando ele lá chegou [à laranjeira], o  fogo estava do outro lado da estrada, então ele fugiu pela estrada abaixo”, afirmou o Sturrock.

Quando o pai e o irmão mais velho chegaram ao local combinado e não viram o rapaz, o pânico instalou-se.

Uma hora depois, os bombeiros que lutavam contra o avanço das chamas repararam numa carrinha com um rapaz ao volante. “Típico rapaz do campo, muito inteligente, eu acho que o único problema foi que ele não sabia para onde ir e era muito difícil de ver com todo aquele fumo”, disse um dos bombeiros, à ABC Radio Perth.

 

Os bombeiros trataram de deixar o rapaz com a polícia, que o entregou à família.

Ensinei-o a conduzir desde os sete anos, só para o caso de algo desta natureza acontecer. Estou muito orgulhoso, fez exatamente aquilo que lhe dissemos para fazer”, acrescentou o pai do rapaz.

Este é apenas mais um incidente nos fogos de têm devastado a costa oeste da Austrália, com milhares de hectares ardidos, mais de 700 casas destruídas e dezenas de pessoas retiradas de casa, desde setembro.

Uma onda de calor assola o país, com as temperaturas a superarem os 40ºC em muitos lugares. Partes de Sydney poderão mesmo ver as temperaturas a superar os 46ºC.

/ JR