Sismo: não há incidentes com portugueses na Tailândia - TVI

Sismo: não há incidentes com portugueses na Tailândia

Informação da embaixada portuguesa no país

Relacionados
A embaixada portuguesa na Tailândia está «atenta» ao forte sismo e réplica registada ao largo da ilha de Samatra na Indonésia, disse o embaixador Jorge Ryder Torres Pereira, embora até ao momento não tenham sido reportados quaisquer incidentes com portugueses.

«Na costa da Tailândia não há qualquer reflexo do sismo da Indonésia. Estamos atentos, mas até ao momento não temos informação do envolvimento de cidadãos da União Europeia, incluindo de portugueses, em qualquer incidente relacionado com o sismo», disse o embaixador português à agência Lusa.

Jorge Ryder Torres Pereira explicou que as autoridades da Tailândia encerraram o aeroporto de Phuket - uma das zonas mais turísticas da Tailândia - e «decidiram evacuar alguns aglomerados urbanos junto à costa» como medida de prevenção.

«O aviso de evacuação das comunidades de três províncias costeiras foi dado. A não se concretizar a ameaça de tsunami é natural que as pessoas que ainda não se tivessem metido ao caminho, pura e simplesmente fiquem onde estão», disse.

Um sismo de magnitude 8,6 ocorreu hoje ao largo da costa ocidental da ilha indonésia de Samatra, anunciou o Instituto norte-americano de geofísica (USGS), tendo sido lançado um alerta de tsunami para o conjunto do oceano Índico.

O sismo ocorreu às 15:38 locais (09:38 em Lisboa) a 33 quilómetros de profundidade e a cerca de 430 quilómetros a sudoeste de Banda Aceh, a capital da província de Aceh, precisou o USGS.

O Centro norte-americano de vigilância de tsunamis do Pacífico lançou um alerta de tsunami para o conjunto do Índico.

Entretanto, uma violenta réplica de magnitude 8,2 na escala de Richter ocorreu ao largo da ilha indonésia de Samatra, algumas horas depois do primeiro sismo de 8,6, indicou o Instituto norte-americano de geofísica (USGS).

A réplica ocorreu às 17:43 locais (11:43 em Lisboa) a apenas 16 quilómetros de profundidade e a 615 quilómetros de Banda Aceh, a capital da província de Aceh, precisou o USGS.

A ilha de Samatra, situada a noroeste do arquipélago indonésio, foi sacudida a 26 de dezembro de 2004 por um violento sismo de magnitude 9,1, segundo o Instituto norte-americano de Geofísica, que provocou um tsunami nas costas de uma dezena de países do Sudeste da Ásia, do qual resultaram mais de 220 mil
Continue a ler esta notícia

Relacionados