Covid-19: Espanha regista mais 56 mortes nas últimas 24 horas - TVI

Covid-19: Espanha regista mais 56 mortes nas últimas 24 horas

Covid-19 em Espanha

"Problema de validação" de óbitos persiste na Catalunha, mas situação já está a ser revista

Nas últimas 24 horas, Espanha registou mais 56 mortes por Covid-19 a contar com os últimos dois dias na Catalunha, revelou o ministério da saúde.

O número de óbitos situa-se agora nos 28.628.

De recordar que os dados da Catalunha não foram revelados no dia anterior devido a um "problema de validação", que, todavia, persiste e que está a ser revisto, pelo que os números podem sofrer atualizações.

Foram, ainda, registados mais 446 novos casos de infeção, o que significa que o total de infetados subiu para 234.824.

Os dados diários indicam, também, que foram hospitalizados mais 123 doentes, aumentando para 124.642 o número de pessoas que até agora precisaram de ser internadas.

Madrid, Catalunha e Castela e Leão, as regiões mais atingidas pela doença, vão passar na próxima segunda-feira à “fase um” do desconfinamento, onde já se encontrava o resto do país. Relativamente à Catalunha, a província de Tarragona e parte de Lérida passaram já à "fase dois". 

Isto significa que, por exemplo, vão poder abrir esplanadas com uma ocupação até 50% e será permitido encontros, em casa ou na rua, de até 10 pessoas, desde que sejam respeitadas as regras de distanciamento social.

O anúncio deste alívio nas medidas de confinamento foi feito esta pelo ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, depois de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

Salvador Illa também revelou que grande parte das restantes regiões espanholas, entre elas as províncias que fazem fronteira com Portugal na Galiza, Estremadura espanhola e Andaluzia, passam à chamada “fase dois” onde se facilita ainda mais a circulação de pessoas, permitindo, entre outros, a abertura do interior de restaurantes, com certas condições.

O parlamento espanhol aprovou na quarta-feira o prolongamento por mais duas semanas, a partir de domingo e até à meia-noite de 6 de junho, do estado de emergência, em vigor desde 15 de março.

Espanha é o segundo país com mais mortes por Covid-19 por cada milhão de habitantes (598 óbitos), depois da Bélgica (795) e antes da Itália (537), Reino Unido (536) e França (432), numa lista em que os Estados Unidos têm 292 e Portugal 126.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE