«Fabio Capello era uma autêntica porcaria» - TVI

«Fabio Capello era uma autêntica porcaria»

Fabio Capello (Reuters)

Michael Owen considera que o italiano causou danos graves ao futebol inglês

Relacionados

Michael Owen lançou um livro e nele criticou duramente Fabio Capello. «Era uma autêntica porcaria», escreveu o antigo internacional inglês.

«Ele acabou com a minha carreira pela seleção, mas nem é por aí que o considero uma porcaria», começou por dizer Owen, num excerto que o Mirror publica.

Capello foi selecionador inglês, algo que o antigo avançado nunca conseguiu compreender. Ele que começou a perder espaço precisamente com a chegada do italiano.

«Quando ele reuniu a equipa pela primeira vez, a primeira coisa que notámos é que ele era muito rigoroso no que dizia respeito à comida. A segunda é que ele não falava uma palavra de inglês», contou Michael Owen.

Todas as notícias de Inglaterra

Ora, este facto iria marcar, na opinião do jogador, a passagem de Capello pela seleção inglesa.

«Ficámos todos a olha runs para os outros e eu pensava: 'Como é que este tipo nos vai dizer o que quer que seja?' Olhando para trás, não faço ideia como a federação nomeou alguém que não sabia uma palavra da língua inglesa», prosseguiu Owen.

O antigo jogador de Liverpool, Manchester United e Real Madrid, entre outros, explica-se depois: «Fique ino banco nas duas primeiras ocasiões. Depois de ser titular por Inglaterra durante anos, isto fez soar os alarmes. Enquanto estava no banco, pensava: 'Isto não é nada bom'. Com 10 ou 15 minutos para jogar numa partida, e estando a perder 1-0, ele lançou-me em campo. A minha memória dessa noite foi a minha comparência perante a comunicação social no final do jogo. Por essa altura, a relutância de Capello em pôr-me a jogar era uma espécie de novela. A imprensa não largava o assunto, perguntando-me se ele me tinha explicado a decisão e, se sim, o que ele disse. Conseguiram perceber que eu não estava feliz. E essa era a minha intenção. Estava a marcar uma posição. E deixei implícito que a razão pela qual ele não me deu qualquer explicação era bastanta clara: porque ele não conseguia falar inglês.»

Michael Owen escreve que «não é preciso ser-se um génio para perceber que as manchetes eram bastante críticas para com um treinador que estava apenas há dois jogos no cargo». O antigo internacional admite: «Não é surpresa nenhuma que Capello não me tenha voltado a chamar.»

Owen não escondeu o desagrado. Pelo contrário, admitiu-o com todas as letras. «Senti que, como novo treinador, Capello tinha de mudar alguma coisa. E essa coisa chamava-se Michael Owen. Para mim, foi uma afirmação que ele fez. Não podem ficar surpreendidos se vos disser que, quando olho para o tempo dele na seleção, o faço com muito ressentimento. Ele não só encurtou uma carreira internacional alcançada com trabalho duro sem qualquer tipo de explicação, mas porque ele foi, também, um dos treinadores menos eficazes de sempre na seleção inglesa.»

O antigo avançado concluiu: «Ele era uma porcaria. Na minha opinião, Fabio Capello causou danos catastróficos quer na minha carreira, como no futebol inglês em geral e ainda foi bem pago ao fazê-lo.»

Continue a ler esta notícia

Relacionados