Vegetarianos britânicos não querem vestígios animais nas libras - TVI

Vegetarianos britânicos não querem vestígios animais nas libras

Novas notas de cinco libras, no Reino Unido, têm gordura animal. Vegetarianos sentem-se ofendidos e pedem que o material das notas seja alterado

Não rasga, não suja com facilidade, é de plástico, mas tem gordura animal na composição.

A nova nota de cinco libras que já está em circulação desde setembro no Reino Unido, é mais resistente e veio para substituir as habituais notas de papel. 

Os vegetarianos é que não gostaram muito da ideia quando souberam que a nota contém gordura animal.

Com essa descoberta decidiram mostrar a indignação nas redes sociais, através de uma petição online, para que o material usado seja alterado. A iniciativa foi apresentada ao Banco de Inglaterra.

Exigimos que deixem de utilizar produtos animais na produção das notas que temos usar”, consta na petição, que conta com mais de 115 mil assinaturas.

Nas redes sociais, vegetarianos e vegans dizem também que a nota é “ilegal”, “nojenta” e perguntam se os seus direitos foram tomados em conta.

O Banco de Inglaterra confirmou a utilização de gordura animal para a produção das notas.

Confirmamos que a pasta de polímero, a partir da qual o substrato base da nota é feito, contém traços de uma substância conhecida como sebo (gordura animal)”, disse em nota à BBC.

A nota de cinco libras exibe a imagem do ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill e continua a ser motivo de polémica, porque o banco inglês não tenciona mudar a receita.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE