Tailândia: jovens resgatados iniciam conversão a monges budistas - TVI

Tailândia: jovens resgatados iniciam conversão a monges budistas

  • MVM
  • 25 jul 2018, 11:55

Membros dos Wild Boars iniciaram o processo que pretende homenagear as equipas de resgate

Onze dos 12 membros da equipa que ficou presa numa gruta na Tailândia durante mais de três semanas já começaram o processo para se tornarem monges budistas. Os jovens estiveram na terça-feira numa pré-cerimónia budista de iniciação.

Arranca agora uma semana de preparação e, até 3 de agosto, os 11 jovens estarão num mosteiro a tempo inteiro a serem preparados para assumirem o título de monges. Este gesto tem como objetivo honrar as equipas de resgate e, sobretudo, o mergulhador Saman Kunan, que morreu durante a operação de resgate à equipa, no dia 6 de julho.

Esta quarta-feira os membros dos Wild Boars cumpriram uma prática considerada de grande honra na Tailândia: raparam o cabelo, iniciando assim o caminho na conversão.

Adul Sam-on, o décimo segundo jovem, por ser cristão não integrou este grupo. Ao invés, esteve noutra cerimónia de homenagem numa igreja católica local.

A 23 de junho, os Wild Boars foram visitar a gruta e ficaram presos por causa das chuvas. Estiveram desaparecidos durante 10 dias, até terem sido encontrados por mergulhadores britânicos.

Depois de vários dias de operações de resgate por equipas de mergulhadores internacionais, a equipa foi retirada com sucesso da caverna, tendo seguido para o hospital. Os jovens e o treinador tiveram alta hospitalar na passada semana.

Esta terça-feira, o governo australiano condecorou com a Estrela da Coragem dois membros da equipa de resgate.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE