Uma cratera gigante, com pelo menos 200 metros de diâmetro, abriu-se numa praia paradisíaca de Queensland, na Austrália, num local muito procurado por turistas e campistas.

O buraco no areal da península de Inskip, perto da Rainbow Beach (praia arco-íris na tradução), surgiu nesta manhã de segunda-feira, três anos depois daquele que engoliu uma caravana, um carro e algumas tendas, causando o pânico entre os frequentadores do local.

Desta feita, a cratera ocorreu numa zona da península vedada ao trânsito e, neste momento, também os pedestres estão impedidos de ali circular, de acordo com o aviso emitido pelo departamento de parques naturais e florestas do governo de Queensland.

Ninguém ficou ferido e não há perdas materiais a lamentar.

Na origem da cratera estarão as marés, ondas e correntes, mas a ocorrência está ainda sob avaliação.

Segundo a empresa Rainbow Beach Helicopters, que todos os dias sobrevoa a região, a cratera desta manhã está a poucas centenas de metros do buraco que se abriu em setembro de 2015.

Também uma empresa que organiza viagens de barco registou o momento antes do colapso do areal, eram 05:15 da madrugada. Nas imagens é possível ver a maré a embater com força no banco de areia.