Austrália: abastecimento cortado por culpa das serpentes - TVI

Austrália: abastecimento cortado por culpa das serpentes

Inundações são atribuídas ao fenómeno climático La Niña e as previsões não são as melhores

Relacionados
Artigo actualizado às 12h57

O município de uma cidade australiana devastada pelas inundações, indicou esta quinta-feira que recusa ajudar «habitantes totalmente irresponsáveis», que expõem os socorristas aos ataques de serpentes recusando-se a abandonar a sua casa, escreve a Lusa.

«Tomámos uma decisão e é muito clara. Não podemos pôr os nossos agentes em perigo, quando levamos alimentos (a essas casas)», declarou-se Brad Carter, presidente da câmara municipal de Rockhampton, uma cidade rural e mineira do nordeste da Austrália, submergida pelas inundações.

O autarca explicou que, na aglomeração, certas famílias com crianças se recusam a deixar a sua casa inundada, e que os socorristas correm riscos quando lhes entregam comida de barco ao atravessar as águas infestadas de serpentes.

Culpa do La Niña

Entretanto, as inundações sem precedentes que atingiram Queensland e afectam mais de 200 mil pessoas, foram atribuídas pelos serviços meteorológicos australianos ao fenómeno climático La Niña.

Segundo os serviços meteorológicos, o fenómeno climático La Niña, que reapareceu em Julho no Pacífico, associado a condições meteorológicas extremas, provocou em Queensland o ano mais húmido desde que existe recolha de dados.

Aliás, as chuvas fortes regressaram esta madrugada e os meteorologistas advertem que as precipitações vão aumentar de intensidade nos próximos dias. Durante o fim-de-semana ainda se esperam fortes trovoadas e aguaceiros torrenciais. Na quarta-feira a inundação terá atingido o seu pico mais alto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados