Afinal quem inventou as batatas fritas? - TVI

Afinal quem inventou as batatas fritas?

McDonald`s

Franceses levam vantagem, mas ninguém as trata como os belgas

A disputa é real: franceses e belgas lutam pelo título de inventores da batata frita. Segundo a lenda francesa, as «frite» foram inventadas por vendedores de rua na «Pont Neuf» em Paris logo após a revolução de 1789, mas a tradição belga explica que a batata frita foi inventada por acaso no século XVII por habitantes de Namur, no sul do país. Um dia, quando o rio Meuse congelou, os pescadores locais cortaram as batatas em bocados à semelhança do peixe e acabaram por fritá-las.

Estas teorias estão em análise num festival de culinária em Bruxelas, denominado Brusselicious. Historiadores e cozinheiros de ambos os países apresentam argumentos, tentando chegar a uma conclusão. Pierre Leclerc, professor da universidade de Liège, admite que as provas belgas são as mais fracas: «Os belgas adoram batatas fritas, mas as pesquisas mais sérias sobre o assunto só agora começaram».

Madeleine Ferrière, historiadora francesa, confirma os relatos de venda de batatas fritas, castanhas e rissóis de batata na Pont Neuf em 1789. A invenção só chegaria a Inglaterra durante o século XIX.

Independentemente da origem, os especialistas em cozinha belga insistem que as batatas fritas atingirem o auge, em qualidade e importância cultural, na Bélgica. Enquanto os franceses insistem em utilizá-la com carne e os britânicos com peixe, os belgas são mais inventivos: «Fizemos da batata frita algo nobre. Acima de tudo dominámos como ninguém a arte do double-cooking, que as torna mais douradas e estaladiças».

Se há algo que une os belgas francófonos e os flamengos é o «Fritkot», uma espécie de quiosque ambulante que vende batatas fritas e é considerado uma instituição. E ninguém se importa que tenham sido os franceses a lembrar-se pela primeira vez de fritar as batatas.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE