Coreia do Sul deixa de caçar baleias - TVI

Coreia do Sul deixa de caçar baleias

Nova Zelândia: 65 baleias morrem encalhadas na praia (Reuters/Handout)

Atualmente, três países ainda caçam oficialmente baleias: Japão, Noruega e Islândia

Relacionados
A Coreia do Sul decidiu renunciar ao controverso projeto de retomada da caça à baleia, que indignou a comunidade internacional, afirma esta terça-feira a agência sul-coreana Yonhap, que cita um alto responsável do governo.

«As negociações entre os ministérios estão concluídas de uma forma que significa o abandono do projeto de caça à baleia nas águas ao longo das costas» do país, declarou à Yonhap este alto responsável que pediu para não ser identificado, citado pela Lusa.

«Mesmo sendo isto para investigações científicas, devemos estar conscientes que é um assunto delicado, no estrangeiro e aqui», adiantou o responsável, citado pela agência Lusa.

Seul provocou a indignação dos defensores do ambiente ao anunciar no início de julho a retomada a curto prazo das campanhas de caça à baleia ao longo das costas sul-coreanas, que esteve suspensa 26 anos.

Como o Japão, a Coreia do Sul justificou a decisão explicando que estas campanhas decorriam no âmbito da «investigação científica». Posteriormente a carne seria autorizada a ser consumida.

Atualmente, apenas três países caçam oficialmente baleias, o Japão por razões alegadamente científicas, e a Noruega e a Islândia, que não respeitam a proibição.

A caça da baleia também é praticada e autorizada a vários povos indígenas em todo o mundo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados