Obama e Romney gozaram um com o outro ao jantar - TVI

Obama e Romney gozaram um com o outro ao jantar

Candidatos à presidência dos Estados Unidos cumpriram tradição em jantar de beneficência

Relacionados
É uma tradição que existe há mais de sessenta anos nos Estados Unidos: por uma noite os candidatos à presidência dos Estados Unidos aceitam o convite da fundação católica «Alfred E. Smith Memorial» para participarem num jantar de beneficência em Nova Iorque, onde têm a oportunidade de lançar piadas e gozar com o opositor.

Dois dias depois de se enfrentarem no segundo debate televisivo, Barack Obama e Mitt Romney riram-se juntos no luxuoso hotel Waldorf Astoria.

O milionário republicano foi o primeiro a discursar. Sarcástico, ironizou com a imprensa, antecipando as manchetes do dia seguinte: «Obama confraterniza com católicos; Romney janta com ricos». Salientou, ainda, que «as campanhas eleitorais podem ser penosas, extenuantes. O Presidente Obama e eu temos muita sorte de ter alguém ao nosso lado, alguém com quem podemos contar e que é uma presença reconfortante sem quem não podíamos seguir em frente. Eu tenho a minha maravilhosa mulher Ann. Ele tem... Bill Clinton».

Obama subiu ao palco logo depois e fez a primeira piada antes mesmo do início do discurso, quando o público ainda o aplaudia de pé: «Por favor, sentem-se nas suas cadeiras antes que o Clint Eastwood comece a gritar com elas». O candidato democrata gozou consigo próprio e aproveitou para comentar a performance no primeiro debate: «Como devem ter percebido, fui muito mais enérgico no segundo debate. Senti-me repousado após a longa sesta que fiz durante o primeiro debate. O que acontece é que milhões de americanos acompanharam o segundo debate depois de não terem seguido o primeiro. Eu fui um deles».

Esta quinta-feira foi um dia em grande para a campanha de Obama. O Presidente contou com Bruce Springsteen e Bill Clinton num comício no decisivo Estado do Ohio e ainda teve tempo para ir ao programa «The Daily Show», de Jon Stewart.

Os dois candidatos à presidência norte-americana vão voltar a encontrar-se na segunda-feira no Estado da Florida para um terceiro e decisivo debate, que será sobre política externa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados