Venezuela: eleições marcadas para 14 de abril - TVI

Venezuela: eleições marcadas para 14 de abril

Nicolás Maduro deverá defrontar Henrique Capriles

Relacionados
As eleições presidenciais da Venezuela para eleger o sucessor de Hugo Chávez foram marcadas para o dia 14 de abril, segundo anunciou este sábado o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

«Convocámos a eleição eleitoral presidencial para 14 de abril», um domingo, declarou a presidente da CNE, Lucena Tibisay, numa intervenção transmitida pela televisão.

Nicolás Maduro, de 50 anos, ex-vice-presidente e que na sexta-feira foi empossado presidente interino, já anunciou a sua candidatura ao escrutínio, um desejo manifestado por Chávez em 8 de dezembro, quando admitiu a possibilidade da sua morte.

Pela frente deverá ter o candidato derrotado por Hugo Chávez nas últimas presidenciais, Henrique Capriles, que este sábado foi escolhido pela principal coligação da oposição.

A Mesa de Unidade Democrática (MUD) decidiu «por unanimidade» propor a Capriles, de 40 anos, que seja o seu candidato, anunciou o secretário-geral, Ramón Guillermo Aveledo. O governador agradeceu o gesto, mas ainda não confirmou se irá concorrer.

A apresentação dos candidatos decorre até segunda-feira, com a campanha a decorrer entre 2 e 11 de abril.

Ainda na sexta-feira, Capriles denunciou veementemente a tomada de posse de Maduro como presidente interno e a sua futura candidatura, que qualificou de «fraude constitucional».

A oposição considera que Maduro deveria dirigir o país até às eleições na qualidade de «vice-presidente responsável pela presidência» e não como «presidente encarregado [interino]», devendo renunciar às suas funções caso pretendesse candidatar-se, como sucedeu.

O governo fez uma leitura diametralmente oposta da Constituição e que na sexta-feira foi validada pelo Supremo Tribunal de Justiça venezuelano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE