EUA: 300 mil milhões para salvar casas - TVI

EUA: 300 mil milhões para salvar casas

Convenção Republicana

Proprietários de casas hipotecadas vão ter ajuda porque habitações já valem menos que as hipotecas

Relacionados
A administração norte-americana arrancou esta quarta-feira com um programa avaliado em 300 mil milhões de dólares (213 mil milhões de euros) para apoiar proprietários de casas hipotecadas que devido à desvalorização imobiliária já valem menos que as hipotecas, noticia a Lusa.

«Para proprietários de habitação que se encontrem numa situação de aflição, esta pode ser a ajuda de que precisam», afirmou secretário da Habitação e do Desenvolvimento Urbano norte-americano, Steve Preston, na apresentação do programa «Esperança para Proprietários».

A administração norte-americana não dispõe de uma estimativa actualizada de quantos proprietários cumprem os requisitos para beneficiar do apoio, em particular a substituição das suas hipotecas por empréstimos mais baixos.

Inicialmente, o gabinete orçamental do Congresso norte-americano, que aprovou no Verão passado o programa por um período de três anos, apontava para um total de 400 mil proprietários beneficiados.

Para acederem ao apoio, os pagamentos de hipotecas terão de representar pelo menos 31 por cento do rendimento dos proprietários. Pelo menos seis meses de pagamentos deverão estar completos e estão à partida excluídos empréstimos contraídos a partir de 1 de Janeiro deste ano.

Serão os credores e não os proprietários a decidir a adesão ao programa, que implicará assumir uma perda em relação ao valor inicial do empréstimo, dado que o valor das propriedades tem vindo a recuar acentuadamente nos últimos meses.

O programa, integrado num pacote de medidas de apoio ao sector imobiliário, envolve alguns dos principais bancos norte-americanos, como o Citigroup, JPMorgan Chase, Bank of America e Wells Fargo, que têm vindo a reforçar os seus quadros de pessoal para esta tarefa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE