Israelitas e iranianos declaram amor na internet - TVI

Israelitas e iranianos declaram amor na internet

Iniciativa já gerou diálogo entre pessoas dos dois países

A campanha de um casal israelita no blog «Israel ama o Irão» já conquistou o apoio de milhares de cibernautas em todo mundo e ganha popularidade agora no Facebook.

Ronny Edry e sua mulher Michal Tamir criaram um cartaz com a frase «Iranianos, nós nunca iremos bombardear o vosso país» e abaixo a frase «nós amamos-vos», com um coração.

No blog, algumas das imagens contêm ainda uma mensagem que resume a intenção da campanha. «Ao povo iraniano, a todos os pais, mães, crianças, irmãos e irmãs, porque para haver uma guerra entre nós, primeiro nós precisamos ter medo uns dos outros, nós precisamos nos odiar. Eu não tenho medo de vocês, eu não vos odeio. Nenhum iraniano me fez mal».

Embora tenha sido criticado inicialmente, o casal manteve a iniciativa com o objetivo de difundir a ideia entre israelenses mas também tentar um diálogo com iranianos. «Nunca imaginei que dentro de 48 horas já estaria a conversar com o outro lado», disse Edry ao jornal israelita «Haaretz».

«Nós também vos amamos. As vossas palavras estão a chegar até nós apesar da censura», escreveu um iraniano no mural da campanha no Facebook. «Tirando o regime, os iranianos não têm nada contra ninguém, nomeadamente contra os israelitas. Nunca vos vimos como inimigos e, por isso, o regime nunca terá o apoio público para entrar em guerra».

«O ódio foi inventado pela propaganda e morrerá em breve», continuou.

O blog e o grupo criado no Facebook começaram a receber manifestações de iranianos e já contam com mais de 3 mil membros.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE