Bagdad: atentado faz pelo menos 132 mortos - TVI

Bagdad: atentado faz pelo menos 132 mortos

Carros armadilhados explodiram perto de edifícios do governo iraquiano. Há 512 feridos

Última actualização às 12:46

A explosão de dois carros armadilhados, perto de dois edifícios governamentais em Bagdad, provocou a morte de pelo menos 132 pessoas e ferimentos em 512. Este balanço é ainda provisório e o número de vítimas poderá ainda aumentar.

A polícia da cidade, citada pela agência noticiosa, adianta que as explosões foram accionadas por suicidas. A primeira aconteceu junto ao edifício do ministério da Justiça. Minutos depois, deflagrou um engenho ao lado da sede do governo provincial de Bagdad.

A agência Reuters descreve um cenário de caos no centro da capital iraquiana, com aos bombeiros a tentaram socorrer as vítimas, com muitos corpos espalhados pelas ruas.

«Não sei como é que ainda estou vivo. A explosão destruiu tudo... foi como um tremor de terra, nada ficou no lugar», disse à agência Hamid Saadi, um comerciante que tem um estabelecimento perto do ministério da Justiça.

As autoridades militares norte-americanas dizem que este tipo de atentados visa instigar a violência sectária, que se instalou no país depois da invasão dos EUA, em 2003. Mas poderá ter também a finalidade de minar o governo de Nuri Al-Maliki, já com as eleições legislativas do próximo ano à vista.

A 19 de Agosto, outras duas explosões abalaram os edifícios dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e das Finanças. Morreram quase uma centena de pessoas e várias centenas ficaram feridas.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos