Gordon Brown pede libertação dos reféns britânicos - TVI

Gordon Brown pede libertação dos reféns britânicos

Gordon Brown

Grupo foi sequestrado há mais de um ano no Iraque. Vídeo agora difundido anuncia suicídio de um deles

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, apelou este domingo para a libertação imediata do grupo de britânicos sequestrados há mais de um ano no Iraque, na sequência da difusão de um vídeo anunciando o suicídio de um deles.

«Apelo aos sequestradores para que libertem imediatamente as pessoas que são mantidas em cativeiro», declarou Brown aos jornalistas no início de uma visita de dois dias aos territórios palestinianos.

«Vamos trabalhar com o governo iraquiano, como disse ontem (sábado) ao primeiro-ministro (Nuri) al-Maliki, para conseguir a sua libertação. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para trabalhar com todos quantos estejam em condições de nos ajudar a libertar estes reféns», acrescentou.

«Estes homens já sofreram o suficiente», disse também o primeiro-ministro britânico, que fez sábado uma visita surpresa a Bagdad e ao sul do Iraque.

O grupo iraquiano que sequestrou cinco britânicos no Iraque em Maio de 2007 fez chegar este fim-de-semana um vídeo ao jornal britânico Sunday Times e afirmou que um deles se suicidou.

Segundo a transcrição em língua inglesa do vídeo, entretanto transmitido pelas cadeias de teelvisão Sky News e BBC, os reféns estão deprimidos e fizeram «várias tentativas de suicídio».

Um deles, cujo primeiro nome é Jason, suicidou-se a 25 de Maio, depois de se queixar da «política de esperar para ver, dos adiamentos e da falta de seriedade do governo britânico», segundo o vídeo.
Continue a ler esta notícia