"Navio-fantasma" encalha na Irlanda devido à tempestade Dennis - TVI

"Navio-fantasma" encalha na Irlanda devido à tempestade Dennis

  • AMA
  • 18 fev 2020, 11:59

O navio MV Alta,q ue esteve mais de um ano à deriva, encalhou perto de Ballycotton, numa vila piscatória em Cork

Um "navio-fanstasma" que andava há mais de um ano à deriva encalhou este domingo na costa da Irlanda, por causa da tempestade Dennis.

O navio MV Alta encalhou perto de Ballycotton, numa vila piscatória em Cork.

De acordo com o jornal The Guardian, a embarcação, com 77 metros de comprimento, atravessou o Oceano Atlântico, passando pelo continente americano e pelo africano.

As autoridades da Irlanda discutiram, esta segunda-feira, o que fazer com o navio naufragado. Num comunicado, o governo apelou ao público para que não se aproxime do local devido aos perigos da zona que está "instável".  

Segundo as investigações feitas pela equipa da Guarda Costeira irlandesa, o navio foi construído em 1976 na Tanzânia. Em 2017 navegou da Grécia para o Haiti.

Em setembro de 2018 avariou a sudoeste das Bermudas, dez pessoas a bordo. Os tripulantes foram resgatados pela Guarda Costeira norte-americana e transportados para Porto Rico. 

Segundo o gCaptain , um site especialista em assuntos da indústria marítima, a Guarda Costeira terá contactado o proprietário do navio, pedindo que este fosse rebocado. Estava a ser transportado para a Guiana quando terá sido sequestrado. Desconhecia-se o seu paradeiro até ter sido encontrado em agosto de 2019 por um navio de patrulha da Marinha norueguesa. 

 

Continue a ler esta notícia