Bin Laden queria mudar o nome da Al Qaeda - TVI

Bin Laden queria mudar o nome da Al Qaeda

Bin Laden

O líder achava que a imagem da organização não andava bem e a solução podia passar por um nome novo

Antes de morrer, Bin Laden estava a considerar mudar o nome da Al Qaeda, a organização que liderava, avança a Associated Press. Era uma questão de marketing: Bin Laden considerava que a imagem da organização já tinha tido melhores dias e a sua revitalização poderia passar por uma mudança de nome.

Documentos agora tornados públicos adiantam que Bin Laden considerava que a Al Qaeda tinha morto demasiados muçulmanos, durante as suas operações, e que isso estava a afectar a imagem da organização. Numa carta recuperada da mansão onde Bin Laden foi morto, no Paquistão, o problema do nome da Al-Qaeda é que lhe faltava um elemento religioso, que pudesse convencer o mundo islâmico que eles estavam numa guerra santa com a América.

«Taifat al-Tawhed Wal-Jihad» era um nome a considerar, avança a Associated Press. Em Português, «Taifat al-Tawhed Wal-Jihad» quererá dizer qualquer coisa como «Grupo Monoteísta para uma Guerra Santa». Outro dos nomes pensados era «Jama'at I'Adat al-Khilafat al-Rashida», que significa «Restauração do Califado».

Bin Laden considerava que a imagem da organização começou a deteriorar-se precisamente quando perdeu parte do nome. Inicialmente chamada de «A Qaeda Al Jihad», a organização deixou cair a referência à Guerra Santa e passou a chamar-se apenas Al Qaeda. Isso, considerava Bin Laden, estaria a permitir ao Ocidente argumentar «que não estavam em guerra com o Islão».

A carta em causa não tem data, mas foi encontrada entre manuscritos recentes do antigo líder da Al Qaeda.
Continue a ler esta notícia