Hamas: anúncio de Bush é «vago e ilusório» - TVI

Hamas: anúncio de Bush é «vago e ilusório»

  • Portugal Diário
  • 27 nov 2007, 20:34

Movimento de resistência islâmica comenta futuro estado palestiniano

Relacionados
O movimento de resistência islâmica Hamas, que governa a Faixa de Gaza, qualificou o anúncio feito esta terça-feira pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, de um futuro Estado palestiniano como «vago e ilusório».

Num discurso de abertura da conferência de paz de Annapolis, Bush disse ter chegado o momento de estabelecer um Estado palestiniano.

Anunciou ainda o compromisso de Israel e da Autoridade Palestiniana (AP) de negociarem uma solução de dois Estados antes do final de 2008.

«Bush não disse quais serão as fronteiras desse Estado palestiniano e não fixou um calendário para a sua criação», disse Salah el-Bardawil, porta-voz e deputado do Hamas, em declarações aos órgãos de comunicação social em Gaza.

Acrescentou que o presidente norte-americano, «também falou sobre a forma do Estado, a sua natureza ou os refugiados e não especificou qual será a sua capital».

O porta-voz do movimento islâmico sublinhou que o Hamas entende a mensagem de Bush de que o Estado palestiniano não será criado enquanto o presidente palestiniano, Mahmud Abbas, não puser em prática os mecanismos de segurança destinados a proteger Israel.

A conferência de Annapolis tem por objectivo preparar o terreno para futuras negociações políticas entre israelitas e palestinianos destinadas a alcançar uma solução definitiva para o conflito israelo-palestiniano.

Refira-se que uma pessoa morreu, 50 ficaram feridas e 300 foram detidas pela polícia palestiniana, na sequência dos vários protestos de hoje na Cisjordânia contra a conferência internacional na cidade norte-american Annapolis sobre o Médio Oriente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados