Milhares de migrantes salvos na costa da Líbia - TVI

Milhares de migrantes salvos na costa da Líbia

Cerca de 40 operações de salvamento coordenadas por várias entidades conseguiram salvar 6.500 pessoas, incluindo gémeos com cinco dias de vida

Uma operação conjunta da Guarda Costeira italiana, da agência europeia Frontex e de várias ONG como os Médicos Sem Fronteiras conseguiram salvar, nas últimas horas, milhares de pessoas ao largo da costa da Líbia, a 20 quilómetros da cidade de Sabratha.

 

 

Foram cerca de 40 operações de socorro concertadas que se saldaram em 6.500 vidas salvas, algumas com poucos dias, como a de dois bebés de apenas cinco dias. 

 

 

Muitos dos migrantes salvos vêm da Somália e da Eritreia. Aqueles que fogem da fome e da guerra em África escolhem esta porta de entrada na Europa. Juntam-se aos 1.100 resgatados só no domingo. E estima-se que 275.000 aguardem, na Líbia, para dar este salto, entregando a sua sorte nas mãos dos traficantes que os colocam em barcos sobrelotados e sem condições.

Segundo a Organização Internacional das Migrações, citada pela BBC, 106 mil pessoas chegaram só a Itália este ano e 284.000 à Europa. Mais de 2.700 não conseguiram alcançar a costa.

O ano de 2015 registou a entrada de mais de um milhão de migrantes na Europa, levando alguns países a fecharem fronteiras.

Continue a ler esta notícia