Dezenas de pessoas arriscam-se a ter de pagar multas de até 3 mil euros por retirar areia e conchas da praia da Sardenha, Itália.

As autoridades anunciaram que este ano já foram denunciadas 41 pessoas pelo roubo de cerca de 100 quilos de materiais da famosa praia de areia branca da Sardenha.

As multas podem parecer pesadas mas, durante anos, a população da ilha reclamou do roubo dos seus bens naturais. Assim, desde 2017, tornou-se ilegal retirar materiais da praia assim como o comércio de areia, seixos e conchas da Sardenha.

De acordo com a BBC, a polícia alfandegária da Sardenha tem controlado aeroportos e portos e  detetou váris turistas que tentam levar areia engarrafada na bagagem.  foram pegos durante verificações alfandegárias por meio de raios-X.

A polícia disse ainda que nos últimos dias descobriu dezenas de anúncios online de venda de itens recolhidos ilegalmente na costa da ilha do Mediterrâneo, alguns com o que descreveram como "preços altos".

As autoridades dizem já ter passado multas no valor de cerca de 13 mil euros este ano, acrescentando que, sempre que possível, os artigos apreendidos estão a ser devolvidos às áreas de onde foram retirados.

/ MJC