Bolsonaro diz que o Brasil é "um paraíso" e "um exemplo" em matéria ambiental - TVI

Bolsonaro diz que o Brasil é "um paraíso" e "um exemplo" em matéria ambiental

  • Sofia Santana
  • 22 jan 2019, 16:32

Num discurso que demorou cerca de sete minutos, o chefe de Estado brasileiro preocupou-se em rebater as críticas de que as suas políticas no plano da preservação ambiental têm sido alvo. Bolsonaro prometeu o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, numa altura em que a imprensa brasileira noticia que estão a ser investigadas movimentações atípicas nas contas do filho Flávio Bolsonaro

Jair Bolsonaro teve honras de abertura no Fórum Económico Mundial, em Davos, para dizer que o Brasil é "um paraíso pouco conhecido" e que é o país que mais preserva o meio ambiente. O presidente brasileiro, empossado no primeiro dia do ano, estreou-se no encontro que reúne, anualmente na Suíça, grandes líderes da política e da economia mundial. E, na ausência de nomes como Angela Merkel, Emmanuel Macron ou Theresa May, Bolsonaro é mesmo a figura chamariz este ano. 

Num discurso de cerca de oito minutos, o chefe de Estado brasileiro preocupou-se em rebater as críticas de que as suas políticas no plano da preservação ambiental têm sido alvo. Recorde-se que logo entrou em funções, uma das primeiras medidas implementadas pelo novo governo brasileiro foi a transferência da atribuição da demarcação e regulação de áreas indígenas para o Ministério da Agricultura.

Para Bolsonaro, o Brasil é "um exemplo". O chefe de Estado brasileiro afirmou que a agricultura ocupa apenas 9% do território brasileiro e a pecuária menos de 20% e que 30% do território é constituído por florestas.

Nenhum outro país tem tantas florestas como nós. Hoje, 30% do Brasil é constituído por florestas. Nós damos, sim, o exemplo para o mundo”, começou por dizer Bolsonaro.

Mas o chefe de Estado brasileiro foi a Davos passar uma mensagem clara: pretende aliar a preservação do ambiente e da biodiversidade da Amazónia ao seu desenvolvimento económico.

A nossa missão é fazer progressos na harmonização da preservação do ambiente e da biodiversidade, com o necessário desenvolvimento económico.”

Bolsonaro reiterou que tomou posse numa altura em que o país estava mergulhado numa “crise moral e económica” e prometeu o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Isto numa altura em que a imprensa brasileira noticia que estão a ser investigadas movimentações atípicas nas contas do filho Flávio Bolsonaro.

O chefe do executivo brasileiro disse ainda que pretende realizar várias reformas, nomeadamente na liberalização da economia, reduzindo "o peso do Estado"

E sublinhou que o governo vai investir muito na segurança para que o país, nas suas palavras "um paraíso pouco conhecido", mas "rico em belezas naturais", atraia mais famílias e seja um destino turístico de topo.

Vamos investir na segurança para que nos visitem com as suas famílias pois somos um dos países com mais belezas naturais, mas não estamos entre os 40 destinos turísticos mais visitados do mundo. Venham conhecer a nossa Amazónia, as nossas praias, as nossas cidades. O Brasil é um paraíso, mas ainda é pouco conhecido”, rematou.

Continue a ler esta notícia