Jair Bolsonaro afirmou, este sábado, que teve um resultado negativo a um novo teste à Covid-19.

O presidente brasileiro, de 65 anos, deu a notícia pelas redes sociais, não informando quando realizou este teste.

A informação foi publicada juntamente com uma foto na qual Bolsonaro aparece segurando uma caixa de cloroquina, droga usada para combater a Covid-19 no Brasil, mas que não tem eficácia científica comprovada.

Logo depois de ter partilhado esta informação nas redes sociais, o presidente brasileiro foi visto a sair de moto por Brasilía, acompanhado por seguranças.

Foi a 7 de julho que o próprio Bolsonaro anunciou que estava infetado com Covid-19. 

Na quarta-feira, a presidência informou que o chefe de Estado brasileiro tinha recebido um novo resultado positivo para o teste à doença.

O presidente Jair Bolsonaro segue em boa evolução de saúde, sendo acompanhado pela equipa médica da Presidência da República. O teste realizado pelo presidente no dia de ontem, 21, apresentou resultado positivo”, indicou o Palácio do Planalto, em comunicado.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados e de mortos (mais de 2,3 milhões de casos e 85.238 óbitos), depois dos Estados Unidos.

A pandemia de Covid-19 já provocou cerca de 640 mil mortos e infetou mais de 15,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Sofia Santana / atualizada às 15:37