Maquinista japonês processa empresa após receber multa de 43 cêntimos devido a atraso - TVI

Maquinista japonês processa empresa após receber multa de 43 cêntimos devido a atraso

  • João Guerreiro Rodrigues
  • 11 nov 2021, 19:09
Linha Férrea

O trabalhador exige agora uma compensação de aproximadamente 16.800 euros por alegados danos psicológicos

Uma empresa ferroviária japonesa foi posta em tribunal por um maquinista que foi multado em 56 yens (cerca de 43 cêntimos) devido a um atraso de um minuto. O trabalhador exige agora uma compensação de 2.2 milhões de yens (aproximadamente 16.800 euros) por alegados danos psicológicos. 

O caso remonta a junho de 2020, quando o homem foi chamado a dirigir um comboio vazio até à estação de Okayama, no sul do Japão. Quando chegou à estação, o maquinista enganou-se na plataforma, acabando por perder dois minutos até conseguir trocar de plataforma e entrar na cabine da locomotiva, segundo o site Soranews24, citado pela BBC

Este erro acabaria por causar um atraso de um minuto na chegada do comboio ao seu destino, algo que não é bem visto, num país conhecido pela pontualidade ferroviária.

O atraso levou a empresa ferroviária JR West a multar o trabalhador em 85 yens (65 cêntimos), acordando mais tarde em baixar esse valor para os 56 yens, após o caso ter chegado ao Gabinete de Inspeção de Normas no Trabalho de Okayama.

Porém, o funcionário recusou chegar a acordo com o empregador, argumentando que o seu atraso não afetou os horários da empresa, nem causou qualquer distúrbio aos passageiros. A empresa, por seu lado, alega que o tempo de atraso do maquinista corresponde a tempo que este não esteve a trabalhar, pelo que decidiu aplicar o princípio de "no work, no play" (sem trabalho, sem pagamento) e descontou o valor do salário do colaborador.

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