O bebé mais pequeno do mundo já teve autorização dos médicos para sair do hospital. A criança, que nasceu no Japão com apenas 268 gramas, esteve internada numa unidade de cuidados intensivos e a sua história é um pequeno "milagre".

O menino nasceu com apenas 24 semanas (seis meses) em agosto. Era tão pequeno que cabia na palma da mão de um adulto.

Como era muito frágil, teve de ficar internado para ganhar mais peso. Acabou por ficar cinco meses nos cuidados intensivos do Hospital da Universidade de Keio, em Tóquio.

O bebé cresceu, pesa agora 3,2 quilos e já se alimenta normalmente.

Por isso, os médicos deixaram, na semana passada, que os pais o levassem para casa. 

Só posso dizer que estou muito feliz que ele tenha crescido porque, honestamente, não tinha a certeza se iria conseguir sobreviver”, afirmou a mãe.

O médico Takeshi Arimitsu, que cuidou do menino, afirmou à BBC que este é o  mais pequeno a ter alta de um hospital, de acordo com os dados registados pela Universidade do Iowa, nos Estados Unidos.

O Hospital da Universidade de Keio informou que a taxa de sobrevivência para bebés que nascem com menos de um quilo é de cerca de 90%, mas para os que nascem com menos de 300 gramas a taxa é de apenas 50%. E entre os bebés mais pequenos, a taxa de sobrevivência é maior nas raparigas do que nos rapazes.