Van Damme salvou da eutanásia uma chihuahua de três meses - TVI

Van Damme salvou da eutanásia uma chihuahua de três meses

  • Bárbara Cruz
  • 20 out 2020, 09:40
Chihuahua Raya foi salva da eutanásia após intervenção de Jean Claude Van Damme

Raya estava no meio de uma disputa entre Noruega e Bulgária e ia ser eutanasiada por ter viajado com documentos falsos, até que Van Damme interveio

As desventuras de Raya, uma cadela chihuahua de três meses, começaram em setembro: nascida na Bulgária, foi vendida em Oslo, na Noruega, mas as autoridades norueguesas recusaram-se a validar a vacinação do animal, alegando que tinha viajado com documentos falsos e tinha sido importada para a Noruega de forma ilegal. 

A Noruega tentou repatriar Raya para a Bulgária mas os búlgaros rejeitaram o animal, devido à legislação da União Europeia para o transporte de animais vivos. E o destino de Raya, para a Noruega, ficou traçado: a eutanásia, a 22 de outubro. 

O dono de Raya lançou uma petição para fazer com que as autoridades veterinárias de ambos os países mudassem de decisão, perante a inflexibilidade dos dois lados, e acabou por chamar a atenção de Jean Claude Van Damme.

 

O ator belga fez campanha por Raya nas redes sociais e aproveitou o facto de estar prestes a celebrar os 60 anos para fazer pressão, publicando um vídeo a abraçar o seu chihuahua.

Peço por favor, para o meu aniversário, mudem a vossa decisão", disse o ator. "Não podem matar aquela pequena chihuahua". 

A Bulgária decidiu entretanto aceitar a cadela, que será vista por um veterinário no regresso ao país e encaminhada para adoção. 

Continue a ler esta notícia