Dois soldados dos Estados Unidos mortos por “forças inimigas” no Iraque - TVI

Dois soldados dos Estados Unidos mortos por “forças inimigas” no Iraque

  • RL
  • 9 mar 2020, 16:51
Tensão EUA-Irão: Estados Unidos vão enviar mais tropas para o Médio Oriente nos próximos dias

Militares foram mortos quando “acompanhavam e aconselhavam” as forças iraquianas

Dois soldados norte-americanos foram mortos no domingo por “forças inimigas” quando “acompanhavam e aconselhavam” as forças iraquianas, referiu esta segunda-feira em comunicado o comando central Forças Armadas dos Estados Unidos.

Os responsáveis militares referiram que os dois soldados foram mortos no decurso de uma missão no domingo destinada a eliminar um bastião do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI) numa região montanhosa do centro-norte do Iraque.

Os nomes dos dois homens apenas serão divulgados após as famílias serem informadas, em cumprimento das normas do Departamento de Defesa, indica ainda o comunicado do CENTCOM.

No imediato não foram fornecidas mais informações. Os EUA mantêm cerca de 5.200 soldados no Iraque numa missão destinada a fornecer assistência e treino às forças de segurança iraquianas no combate contra o EI.

Os responsáveis oficiais iraquianos não se pronunciaram até ao momento sobre o incidente.

Devido às tensões entre Teerão e Washington e aos ataques contra interesses norte-americanos no Iraque – perpetrados segundo os EUA por fações armas iraquianas pró-Irão – a coligação internacional dirigida pelos norte-americanos tinha anunciado a suspensão das atividades no Iraque.

No entanto, o comando militar iraquiano anunciou esta segunda-feira “vitória” na sequência desta operação conjunta, descrita como “coordenada com a aviação da coligação”.

Continue a ler esta notícia