EUA: Democratas vencem na Geórgia e Biden terá maioria no Senado - TVI

EUA: Democratas vencem na Geórgia e Biden terá maioria no Senado

Joe Biden

Com esta dupla vitória naquele estado norte-americano, os democratas obtêm 50 lugares no Senado, tal como os Republicanos. Tal como previsto na Constituição, Kamala Harris teria o poder de "desempatar"

O candidato democrata Jon Ossoff ganhou esta quarta-feira a segunda volta das eleições no estado da Geórgia, uma vitória que assegura o controlo dos Democratas no Senado.

Ossoff derrotou o republicano David Perdue, de 71, que ocupou o assento nos últimos seis anos e tinha o forte apoio do Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, e torna-se o mais jovem senador dos EUA, com 33 anos.

Geórgia, obrigado pela confiança que me concederam", disse o candidato, numa breve declaração.

Com a vitória de Ossoff, os democratas assumem o controlo do Senado dos Estados Unidos, dando a Joe Biden o apoio das duas câmaras do Congresso quando assumir o cargo de Presidente a 20 de janeiro.

O estado da Geórgia realizou na terça-feira a segunda volta das eleições para os dois assentos que detém no Senado dos EUA, uma eleição decisiva para saber quem controlará a câmara alta do Congresso.

Um dos dois lugares fora já hoje garantido pelo democrata Raphael Warnock, que bateu a senadora republicana Kelly Loeffler, tornando-se o primeiro senador negro na história do estado conservador.

Warnock, cuja vitória foi anunciada de madrugada pelas cadeias de televisão norte-americanas CNN, CBS e NBC, é pastor na mesma igreja em que Martin Luther King pregou até ser assassinado em 1968, em Atlanta, durante o movimento pelos direitos cívicos dos afro-americanos.

Com a eleição dos dois democratas, o partido de Joe Biden reforça a sua vitória, garantindo o controlo daquela câmara, num novo revés para o Presidente em exercício, Donald Trump, que continua sem admitir a derrota nas eleições de 3 de novembro.

Das 100 vagas para senadores americanos, 98 já estavam definidas antes da segunda volta na Geórgia: 50 foram para o Partido Republicano, 46 para o Partido Democrata e duas para independentes que votam com os democratas no Senado.

Com esta dupla vitória na Geórgia, os democratas obtêm 50 lugares no Senado, tal como os Republicanos.

Mas, tal como previsto na Constituição, a futura vice-presidente Kamala Harris teria o poder de "desempatar", fazendo pender o equilíbrio da balança para os democratas.

Continue a ler esta notícia