O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, veio pedir este domingo que o candidato presidencial Joe Biden realize um exame toxicológico antes ou depois do debate que está marcado para a próxima terça-feira, 29 de setembro, e que vai opor pela primeira vez os dois concorrentes.

O pedido do líder norte-americano surge duas semanas depois de ter acusado Joe Biden de utilizar drogas para melhorar o seu desempenho.

Donald Trump divulgou que vai pedir o teste através de uma publicação no Twitter, onde aproveitou para dizer que está disposto a fazer o mesmo teste, caso lhe seja pedido.

Segundo o presidente dos Estados Unidos, as performances de Joe Biden em debates têm sido "inigualáveis", algo que Donald Trump pensa que só pode ser causado pelo uso de drogas.

Além do debate de terça-feira, que vai decorrer na cidade de Cleveland, estado do Ohio, os dois candidatos vão enfrentar-se no dia 15 de outubro, em Miami, Florida e no dia 22 de outubro na cidade de Nashville, Tennessee.

Estes debates têm um formato que vai estar dividido entre seis assuntos: o passado de Donald Trump e Joe Biden, o Supremo Tribunal, a covid-19, os protestos raciais e a violência nas cidades, a integridade das eleições e a economia.

Cada segmento terá 15 minutos e ambos os candidatos terão uma declaração inicial de dois minutos para responder ao moderador. A partir daí segue o debate puro e duro.

As eleições norte-americanas estão marcadas para o dia 3 de novembro.

António Guimarães