Tibete: Dalai Lama contra Tocha Olímpica - TVI

Tibete: Dalai Lama contra Tocha Olímpica

  • Portugal Diário
  • 4 abr 2008, 08:48
Dalai Lama na Índia (Foto Lusa)

Primeira passagem prevista para Maio, para subir ao monte Evereste. Segunda em Junho, por Lassa, capital tibetana, palco em Março dos maiores protestos desde 1989 contra o domínio chinês

Relacionados
Um enviado do Dalai Lama apelou esta sexta-feira ao cancelamento da passagem da estafeta da chama olímpica pelo Tibete, que considerou uma provocação, numa altura em que a China enfrenta protestos internacionais depois da repressão dos protestos tibetanos.

«A ideia de fazer passar a chama olímpica pelo Tibete deveria ser cancelada, precisamente porque seria uma provocação deliberada, um grande insulto», disse em Washington Lodi Gyari, enviado do Dalai Lama em declarações perante o Congresso dos Estados Unidos.

A chama olímpica passará em Maio pelo Tibete, para subir ao monte Evereste e depois uma segunda vez em Junho, de passagem por Lassa, capital tibetana, palco em Março dos maiores protestos desde 1989 contra o domínio chinês sobre a região.

A China respondeu já aos comentários de Lodi Gyari, afirmando que o apelo do enviado tibetano é uma tentativa de boicotar os Jogos Olímpicos, que decorrem entre 08 e 24 de Agosto.

«A chama é o mais alto símbolo do espírito olímpico, representa a paz, a amizade e o progresso. O facto do grupo do Dalai Lama pedir o cancelamento da maratona da chama demonstra que, na realidade, eles querem sabotar os Jogos Olímpicos de Pequim», afirmou aos jornalistas Zhu Jing, porta-voz da organização dos Jogos.

A China chama «grupo do Dalai Lama» ao governo tibetano no exílio, que diz que a repressão chinesa para esmagar os protestos de Março fez 140 mortos tibetanos e cerca de mil feridos.

Pequim nega estes números e acusa os manifestantes tibetanos de terem morto 18 «vítimas inocentes» e dois policias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE