EUA convidam Rússia para consenso sobre a Síria - TVI

EUA convidam Rússia para consenso sobre a Síria

John Kerry (Reuters)

John Kerry está em Moscovo

O secretário de Estado americano, John Kerry, pediu esta terça-feira, em Moscovo, que o presidente russo, Vladimir Putin, procure pontos de vista em comum com os Estados Unidos sobre a situação na Síria, enfatizando que, tanto Moscovo como Washington, têm interesses naquele país do Oriente Médio.

«Os Estados Unidos consideram que compartilhamos interesses comuns significativos na Síria», declarou Kerry a Putin no início da reunião no Kremlin.

Na primeira reação Putin não abordou especificamente as divergências de opinião neste campo, mas reconheceu que o Kremlin prepara uma resposta formal: «Acredito que é muito importante que os nossos principais ministros e instituições cooperem para encontrar soluções para os problemas que estão na ordem do dia. Estou muito contente em recebê-lo. É a possibilidade de discutir pessoalmente os problemas que consideramos difíceis».

A Rússia acusa o ocidente de agravar o conflito na Síria ao exigir a saída do presidente Bashar al-Assad, e afirma que seu único objetivo é conseguir uma solução pacífica para o conflito, que já causou a morte de mais de 70.000 pessoas em pouco mais de dois anos.
Continue a ler esta notícia