Cimeira:  objectivo não é levar Mugabe a tribunal - TVI

Cimeira: objectivo não é levar Mugabe a tribunal

Robert Mugabe

Presidente zâmbiano, Levy Mwanawasa, afirmou que «seria errado ignorar» a situação no Zimbabué

Relacionados
O Presidente zâmbiano, Levy Mwanawasa, afirmou este sábado, no início da cimeira extraordinária da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral que o encontro não se destina a levar o Presidente zimbabueano Robert Mugabe à barra dos tribunais, escreve a Lusa.

Segundo o serviço sul-africano de notícias online News24, Mwanawasa frisou que «seria errado ignorar (a situação no Zimbabué)», mas ressalvou que a cimeira de Lusaca não se destina a colocar Mugabe na barra dos tribunais.

«A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) não pode permanecer numa atitude passiva quando um dos seus membros enfrenta uma situação política e económica dolorosa», adiantou Mwanawasa, actual presidente da SADC, composta por 14 países.

A cimeira extraordinária foi convocada na semana passada na sequência do impasse da situação política no Zimbabué, após as eleições gerais de 29 de Março. Quinze dias depois das eleições, o resultado das presidenciais ainda não foi divulgado pela Comissão eleitoral.

O governo de Robert Mugabe rejeitou hoje a validade da cimeira extraordinária, considerando que a região «não deve» intrometer-se na crise pós-eleitoral do Zimbabué, mas enviou uma delegação ministerial. «Não há necessidade de regionalizar a crise no Zimbabué», declarou o ministro da Justiça, Patrick Chinamasa, em declaração à imprensa em Lusaca.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE