Zimbabué: a ira de Mugabe - TVI

Zimbabué: a ira de Mugabe

A ira de Mugabe

Presidente reagiu mal às perguntas de um jornalista inglês

Relacionados
Durante a sua presença na reunião de chefes de Estados da União Africana em Sharm el-Sheikh, Robert Mugabe foi abordado por um jornalista inglês da ITN. Questionado sobre quais os fundamentos em que se baseia para se considerar presidente, o líder do Zimbabué não gostou e respondeu «nos mesmos em que se baseia Mr. Brown para ser primeiro-ministro».

Perante a insistência do jornalista, os seguranças de Mugabe trataram de o afastar enquanto o presidente lhe explicava que isso acontecia porque ele fazia «perguntas estúpidas». Os ânimos foram aquecendo, até que Robert Mugabe repetiu várias vezes «nós não somos uma colónia britânica!»

Nesta altura, é possível ver a força dos seguranças privados de Mugabe, que conseguiram finalmente calar o jornalista. «O que é que os britânicos têm a ver com o Zimbabué? Quem são vocês? Seus idiotas!», continuou Robert Mugabe.

O jornalista acabou por publicar as imagens, mas o certo é que a comunicação social começou a ter vigilância ainda mais apertada durante a reunião da União Africana.

Veja o vídeo:





Satisfeito com a resolução da UA

O regime do Presidente zimbabueano, Robert Mugabe, saudou a resolução da União Africana, que apela para a formação de um «governo de unidade nacional» e afirmou estar «pronto para o diálogo».

«Esta resolução é bem-vinda, apoia as declarações do Presidente» Mugabe, que afirmou esperar negociações rápidas quando foi investido no domingo, declarou o ministro da Informação zimbabueano, Sikhanyiso Ndlovu.

«O governo está pronto para o diálogo seja com quem for, um diálogo para a unidade nacional do Zimbabué», adiantou o ministro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados