México: 15 mortos junto à fronteira com EUA - TVI

México: 15 mortos junto à fronteira com EUA

Corpos encontrados no México

Três mulheres e quatro rapazes com menos de 17 anos estão entre as vítimas. Violência estará relacionada com cartéis de droga

Relacionados
Quinze pessoas foram mortas desde domingo à noite na região mexicana transfronteiriça com os Estados Unidos, em confrontos atribuídos aos cartéis da droga, anunciaram segunda-feira as autoridades locais.

Três mulheres e quatro rapazes com menos de 17 anos estão entre as vítimas.

Uma eleita local de Ejido Reforma, uma localidade próxima da fronteira, foi morta numa loja por desconhecidos armados.

Os corpos meio despidos de duas outras mulheres foram descobertos nos subúrbios de Chihuahua.

Os jovens rapazes foram abatidos por um comando armado em Ciudad Juarez, cidade conhecida como a mais mortífera do México, frente a El Paso no Texas.

Em Ciudad Juarez contam-se mais de 1.600 mortes violentas em 2008, cerca de 250 as quais desde o início de 2009.

As actividades dos cartéis mexicanos, que se enfrentam numa guerra sangrenta pelo controlo do tráfico com destino aos Estados Unidos, primeiro cliente mundial de cocaína, fez mais de 5.300 mortos em 2008, apesar do destacamento de mais de 36.000 militares e polícias através do país.

O presidente mexicano Felipe Calderon pediu segunda-feira em Washington medidas «firmes» contra o tráfico de armas provenientes dos Estados Unidos e com destino aos cartéis do seu país.

Segundo o México, a maioria das armas sofisticadas na posse destes cartéis provem dos Estados Unidos, a quem o governo de Calderon reclama há muito tempo por uma regulamentação mais severa das vendas, actualmente quase livres.
Continue a ler esta notícia

Relacionados