Málaga: autoridades fazem dois túneis verticais - TVI

Málaga: autoridades fazem dois túneis verticais

  • SS - atualizada às 16:52
  • 17 jan 2019, 10:18

Depois de terem começado a formação de um túnel horizontal, os peritos informaram esta quinta-feira de manhã que a prioridade tinha mudado e que passou a ser a criação de um túnel vertical. Agora, as autoridades deram conta de que vão abrir um terceiro túnel, um segundo túnel na vertical para maximizar as hipóteses de localizar o menino

Os trabalhos das equipas de socorro que tentam resgatar o pequeno Julen, em Malága, são de elevada complexidade e as dificuldades encontradas no terreno obrigam a mudanças constantes nas operações. Depois de terem começado a formação de um túnel horizontal, os peritos informaram esta quinta-feira de manhã que a prioridade tinha mudado e passou a ser a criação de um túnel vertical. Agora, as autoridades deram conta de que vão abrir um terceiro túnel, um segundo túnel na vertical, para maximizar as hipóteses de localizar o menino.

Durante os trabalhos para a criação de um túnel horizontal, as equipas de resgate encontraram várias dificuldades no terreno, nomeadamente os contínuos deslizamentos de terra. Por isso, decidiram mudar de estratégia, depositando agora esperanças num túnel vertical paralelo ao furo onde caiu o menino de dois anos.

Esta informação foi confirmada logo ao início da manhã desta quinta-feira pelo delegado do Colégio de Minas de Málaga, Juan López Escobar, ao jornal local, Diario Sur. O responsável afirmou que este túnel vertical não devia estar pronto em menos de dois, três dias.

Em condições normais, seria feito um projeto com vários estudos e os trabalhos durariam mais de um mês. Neste caso, a urgência do resgate dita outros prazos", vincou López Escobar.

López Escobar não quis adiantar um prazo para a conclusão do túnel por considerar que isso seria "imprudente".

Segundo o delegado, os operários começaram na quarta-feira e durante toda a noite a rebaixar o terreno. Esta quinta-feira está a ser feita uma limpeza do terreno, que irá permitir abrir uma cavidade de cerca de 30 metros de profundidade, onde será instalada uma plataforma.

Depois, serão iniciadas as manobras de perfuração. Mais tarde, entrarão em ação os mineiros das Astúrias, que deverão cavar uma galeria de quatro metros, apoiada com estruturas de madeira, que deverá estabelecer a ligação ao furo onde caiu a criança.

Entretanto, as autoridades confirmaram que vão abrir um terceiro túnel, um segundo túnel na vertical, junto ao furo onde está a criança e que pode começar a ser feito na sexta-feira. A ideia é maximizar as hipóteses de localizar a criança.

Julen, de dois anos, caiu num furo de prospeção de água às 14:00 de domingo e, desde então, uma centena de pessoas participam da operação de resgate da criança.

Na quarta-feira, as autoridades espanholas localizaram vestígios biológicos que permitem ter a certeza de que o pequeno Julen está mesmo dentro do furo. 

Continue a ler esta notícia