Os duques de Cambridge fizeram, esta segunda-feira, uma viagem surpresa à Irlanda do Norte para apoiar causas dedicadas às crianças e aos jovens. O casal começou por jogar futebol com crianças no Estádio Windsor Park, num momento divertido e que voltou a deixar bem visível a competitividade entre William e Kate.

Ao lado de várias crianças e jovens, que são apoiados pela Associação de Futebol Irlandesa, os duques quiseram mostrar como o desporto tem um papel importante em juntar comunidades. 

Depois do desporto, o príncipe e a mulher seguiram para o centro jovem de County Fermanagh.

Para terminar o dia, William e Kate marcaram presença numa festa no icónico Empire Music Hall onde, para surpresa dos presentes, mostraram os seus dotes como barman e barwoman: com um sorriso na cara, os duques mostraram que também sabem tirar cervejas, sendo que Kate chegou mesmo a ajudar o marido para que a pint saísse perfeita.

Apesar da festa, houve ainda tempo para que o príncipe William discursasse sobre a saúde mental e a importância do desporto na vida dos jovens.

"Desde usar o desporto para encorajar as pessoas a falarem abertamente da saúde mental, a entregar serviços para as crianças e jovens que estão em risco, o trabalho que fazem aqui transcende a comunidade e está a ajudar a trazer um futuro melhor para a comunidade da Irlanda do Norte", afirmou William.

A última visita dos duques de Cambridge, que na Irlanda do Norte têm os títulos de Barão e Lady Carrickfergus , foi em 2016. A visita que decorre ao longo desta quarta e quinta-feira não estava anunciada.