Presidente cubano felicita 'irmão' Kim Jong-un - TVI

Presidente cubano felicita 'irmão' Kim Jong-un

O poder do Grande Líder (REUTERS)

Raúl Castro envia mensagem ao líder da Coreia do Norte a felicitá-lo pela eleição de presidente do Partido dos Trabalhadores, após a realização do primeiro congresso em 36 anos

O Presidente de Cuba, Raúl Castro, felicitou o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pela realização do congresso do partido único do país, noticiou hoje a agência de notícias norte-coreana KCNA.

Castro enviou uma mensagem a Kim Jon-un em que o felicita por ter sido eleito presidente do Partido dos Trabalhadores da Coreia no congresso que terminou na segunda-feira e que foi o primeiro que se realizou em 36 anos.

Kim Jong-un já era o primeiro secretário do partido desde 2011, quando se tornou líder do país, mas foi só agora nomeado "presidente".

"Estou convencido de que o Partido dos Trabalhadores da Coreia e o Partido Comunista de Cuba consolidarão os laços de irmandade e colaboração na construção do socialismo nos nossos respetivos países", escreveu Castro na mensagem citada pela KCNA.

Coreia do Norte e Cuba mantêm uma relação que remonta a 1960 e que envolve acordos de cooperação em diversas áreas, como educação, petróleo, agricultura ou comércio.

Na terça-feira, também o Presidente chinês, Xi Jinping, felicitou o líder da Coreia do Norte pela sua promoção a líder do partido único do país num congresso em que Pequim, aliado de Pyongyang, esteve ausente.

Continue a ler esta notícia