Ovos Kinder suspeitos de terem mão-de-obra infantil - TVI

Ovos Kinder suspeitos de terem mão-de-obra infantil

Chocolates Kinder

Procuradores romenos já abriram um inquérito à denúncia de um jornal britânico, de que menores entre seis e 11 anos estariam a fazer os brinquedos que se encontram dentro dos ovos de chocolate. Grupo italiano Ferrero diz que também já está a investigar

A denúncia de que os brinquedos que fazem as delícias das crianças nos famosos ovos de chocolate Kinder podem ter mão-de-obra infantil está a ser investigada na Roménia, onde o caso foi reportado.

Em comunicado, tanto a justiça romena como o grupo italiano Ferrero anunciaram ter aberto um inquérito à notícia divulgada pelo jornal britânico The Sun, que falou com testemunhas.

O tablóide escreve, ainda, que, além do trabalho infantil e a baixo custo, as famílias em questão trabalham muitas horas em casa.

Entre elas um casal romeno, com três filhos com idades entre os seis e os 11 anos, que disse receber pouco mais de quatro euros (4,42) por cada 1000 brinquedos concluídos e entregues a uma fábrica em Carei, no noroeste do país.

Os materiais eram entregues a esta família por uma empresa subcontratada da Romexa, um dos fornecedores da Ferrero.

O gigante da indústria alimentar admitiu trabalhar com as duas empresas em questão, que ambas eram alvo de inspeções regulares e que, inclusive, a subcontratada tinha sido auditada em maio passado.

Estamos consternados e muito preocupados sobre as alegações de uma prática inaceitável na Roménia. Abrimos de imediato uma investigação para apurar os factos, com caráter de urgência”, anunciou a Ferrero, na quarta-feira, um dia depois de as autoridades romenas terem aberto uma investigação.

Também um dos fornecedores da Ferrero envolvidos, a Romexa, disse “ser a primeira vez que ouvia tal coisa”, e prometeu que os contratos com as empresas subcontratadas seriam terminados confirmada a notícia.

Continue a ler esta notícia