Esta aldeia na Nova Zelândia está à venda - TVI

Esta aldeia na Nova Zelândia está à venda

  • AM
  • 29 out 2018, 12:49
Lake Waitaki

Aldeia está deserta há 29 anos e quem a quiser comprar só tem de pagar 2.45 milhões de euros

A aldeia de Lake Waitaki foi construída nos anos 1930 para acomodar os trabalhadores da barragem de Waitaki na Ilha Sul, na Nova Zelândia. No entanto, ao fim de 50 anos, a maioria dos trabalhadores começou a migrar para as grandes cidades e em 1989 a aldeia ficou deserta.

Ao fim de 29 anos vazia, a Lake Waitaki foi colocada à venda e quem a quiser comprar só tem de pagar 2.45 milhões de euros. No pacote estão incluídas oito casas com três quartos, um restaurante, um alojamento local, direitos de água, nove garagens e 14 hectares de terra. 

Mas há um senão: é o de que estrangeiros não podem comprar casas na Nova Zelândia o que dificulta a venda da aldeia. A lei resulta de uma promessa de campanha da primeira-ministra Jacinda Ardern, que anunciou a sua intenção de tornar os imóveis mais acessíveis aos neozelandeses.

Segundo o The Guardian, há já vários estrangeiros interessados na compra da aldeia, entre os quais chineses, que estão a tentar usar os locais para conseguir finalizar a compra.

A aldeia de Lake Waitaki já foi vendida em 1991 a um investidor privado, antes de passar por várias mãos ao longo dos últimos 30 anos. Agora, a aldeia que já foi a morada de mais de 1200 trabalhadores luta para voltar a ter vida.

Esta não é a primeira vez que uma aldeia da Nova Zelândia se vê obrigada a medidas radicais para tentar sobreviver. Há dois anos, a aldeia de Kaitangata, en Otago, lançou uma campanha global para tentar atrair a população a mudar-se para lá, uma vez que tinha muitas casas e muitos empregos, mas não tinha pessoas suficientes para preencher as vagas. 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE