Nobel da Química para dois norte-americanos - TVI

Nobel da Química para dois norte-americanos

Robert J. Lefkowitz e Brian K. Kobilka vencem Nobel da Química (Reuters)

Distinguidos são Robert J. Lefkowitz e Brian K. Kobilka

Relacionados
O prémio Nobel da Química 2012 foi atribuído aos norte-americanos Robert J. Lefkowitz e Brian K. Kobilka, da Universidade Duke, anunciou a Real Academia de Ciências da Suécia, em Estocolmo.

O prémio é um reconhecimento pelos estudos sobre «receptores acoplados à proteína G» - receptores situados nas membranas celulares que «sentem» moléculas no exterior e enviam sinais para dentro, possibilitando que a célula responda de determinada maneira.

Um exemplo citado na apresentação do prémio foi o da interação da adrenalina com as células. Essa hormona não entra na célula para surtir efeito, agindo sobre os receptores que são alvo da investigação de Kobilka e Lefkowitz.

A temporada dos prémios Nobel 2012 começou na segunda-feira com o anúncio do Nobel da Medicina, atribuído ao japonês Shinya Yamanaka e ao britânico John Gurdon pelo trabalho na reprogramação de células maduras, que voltaram ao estado estaminal.

Na terça-feira foi anunciado o Novel da Química, que distinguiu o francês Serge Haroche e o norte-americano David J. Wineland "pelos métodos experimentais inovadores que permitem medir e manipular sistemas quânticos individuais".

O anúncio dos prémios prossegue na quinta-feira com o Nobel da Literatura, na sexta com o da Paz e termina no dia 15 com o da Economia.

Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.
Continue a ler esta notícia

Relacionados