Casa de leilões vende receita com «sangue» de Ronald Reagan - TVI

Casa de leilões vende receita com «sangue» de Ronald Reagan

Receita com «sangue» de Reagan em leilão

Negócio macabro indigna fundação do antigo presidente norte-americano

Uma casa de leilões britânica está a vender uma receita com aquilo que diz ser sangue de Ronald Reagan, o ex-presidente norte-americano que foi vítima de um atentado em 1981. A oferta indignou a Fundação Reagan.

Segundo a casa de leilões, que tem sede nas Ilhas do Canal britânicas, a receita terá sido usada pelo laboratório do hospital de Washington para onde o então presidente foi levado depois do atentado e onde foi operado de urgência, devido a um pulmão perfurado e hemorragia interna. Chegou a leilão através de alguém cuja mãe trabalhava no laboratório em questão.

Na versão do vendedor, citada pela Associated Press, a receita foi levada do laboratório com autorização, mas a Fundação Reagan diz que já entrou em contacto com o hospital e que este vai averiguar «como foi possível acontecer algo assim».

«Se esta história é verdade, é um ato cobarde e usaremos todos os meios legais para travar a sua venda ou compra», disse John Heubusch, presidente da Ronald Reagan, em comunicado.

Entretanto, as ofertas pelo «artigo» em causa já estavam na tarde desta terça-feira acima das 7000 libras, cerca de 5500 euros.

Ronald Reagan sobreviveu à tentativa de assassinato, que foi obra de John Hinckley, Jr, até hoje internado numa instituição psiquiátrica. O antigo presidente norte-americano viria a falecer em 2004, com 93 anos.
Continue a ler esta notícia