A ressaca do mercado com estrondo no regresso pré-Champions - TVI

A ressaca do mercado com estrondo no regresso pré-Champions

PSG: Cavani, Neymar e Mbappé juntos

Um olhar pelo fim de semana de futebol internacional, das grandes ligas aos adversários dos portugueses

Os reis do mercado voltaram com estrondo, chapa 5 para PSG e Manchester City, mas não foram os únicos. No regresso do futebol de clubes depois do fecho da janela de transferências e antes do arranque da Liga dos Campeões, demonstração de poder de fogo também para o Barcelona, que perdeu Neymar mas ainda tem Messi. Muito. Leo roubou a bola no dérbi da Catalunha, fez três golos a juntar aos dois que tinha marcado na ronda anterior e vai carregando a equipa lá na frente da Liga espanhola.

Comecemos por aí. O Barcelona, que estará em Alvalade daqui por pouco mais de duas semanas para defrontar o Sporting na Champions, tem conseguido até agora diluir em campo os efeitos de um verão muito agitado e, depois de vencer o Espanhol por 5-0 neste sábado, é líder em Espanha, ao fim de três jornadas, a par da Real Sociedad.

Está a capitalizar também um arranque medíocre do Real Madrid. Ainda sem Cristiano Ronaldo (cumpriu o quarto de cinco jogos de castigo), o campeão cedeu nesta ronda o segundo empate seguido, agora em casa e frente ao recém-promovido Levante. Tem cinco pontos, tantos quanto o At. Madrid, outro grande com início titubeante em Espanha. 

Em França, o PSG juntou agora Mbappé a Neymar (mais Cavani, mais Draxler, mais...) e o resultado foi a quinta vitória em cinco jogos, 5-1 na visita ao Metz. O avançado contratado ao Mónaco a vários tempos, agora empréstimo e depois definitivo, estreou-se com golo. Assim.

Mas este foi um jogo em que o resultado não retrata toda a história. O PSG só construiu a goleada na última meia hora, depois de o Metz ter ficado reduzido a 10, quando o resultado era 1-1. A partir daí abriu-se caminho ao carrossel de luxo do ataque parisiense.

O PSG já olha de cima para o Mónaco, outro dos protagonistas deste mercado mas pelo lado dos vendedores, que neste fim de semana sofreu uma das piores derrotas da era Leonardo Jardim. O arranque de época estava a correr bem para a equipa que o treinador português volta a ter de reconstruir, mas este 0-4 em Nice foi pesado. A ver como reage o campeão francês, que visita o Leipzig na quarta-feira e duas semanas depois recebe o FC Porto para a Champions.

Em Inglaterra a goleada da semana foi do Manchester City, nada menos que 5-0 ao Liverpool, um recorde para o clube de Pep Guardiola frente aos «reds». O jogo ficou marcado pelo lance de Sadio Mané com Ederson, que atirou o ex-guarda-redes do Benfica para o hospital e deixou o Liverpool a jogar quase uma hora com dez. O City gastou muito no mercado, mas os protagonistas desta goleada já lá estavam antes do verão: De Bruyne a fazer jogar e marcar, Gabriel Jesus e Leroy Sané a bisarem.

E com este resultado o City apanhou o Manchester United, que perdeu os primeiros pontos na Premier League, ao empatar na visita ao Stoke City. Dois golos de Choupo-Moting, reforço dos «Potters», deixaram José Mourinho a lamentar a sorte, apesar de mais um golo do reforço Lukaku, que já vai em quatro e é nesta altura o melhor marcador da Premier League. Um resultado desmoralizador antes do regresso do United à Champions, depois de um ano de ausência. Os «red devils», adversários do Benfica no Grupo A, recebem agora o Basileia.

A Premier League está de resto à altura do que se esperava esta época, altamente competitiva. Ao fim de quatro jornadas já não há nenhuma equipa só com vitórias. E no engarrafamento do topo anda por lá o Watford de Marco Silva, que foi ganhar a casa do Southampton e é quarto,a dois pontos dos líderes.

Seguindo nos rivais dos portugueses, agora Itália. A Juventus, que o Sporting também terá pela frente, segue segura. Venceu o Chievo por 3-0 nesta ronda, tem três vitórias e 10 golos marcados em três jogos, e divide a liderança com Nápoles e Inter. Na terça-feira terá teste de fogo no grande embate do Grupo D, a visita ao Barcelona.

Da Alemanha chegaram novidades neste fim de semana, antes de mais com nome próprio. Bibiana Steinhaus tornou-se a primeira mulher a apitar um jogo da Bundesliga. O empate entre Hertha Berlim e Werder Bremen foi o marco, daqui para a frente entrará na normalidade. Ela faz parte do quadro de árbitros do principal campeonato alemão, portanto é mais um. Ou uma.

De resto, e com particular interesse para o Sp. Braga, uma surpresa em campo. O Hoffenheim antecedeu a receção ao clube minhoto para o arranque da Liga Europa com nada menos que uma vitória sobre o Bayern Munique, 2-0 com bis de Uth. Foram os primeiros pontos perdidos na época para os bávaros, mas não são os únicos. O Borussia Dortmund também não foi além de um empate, mesmo jogando mais de uma hora em superioridade numérica frente ao Friburgo, e nesta altura já não há equipas só com vitórias na Bundesliga. Dortmund, Hoffenheim e Hannover dividem a liderança ao fim de três jornadas, ambos com sete pontos.

Quanto aos próximos rivais dos portugueses, tons diferentes no fim de semana que passou. O Olympiakos, que na terça-feira recebe o Sporting, empatou a um golo na visita ao Xanthi e divide a liderança na Grécia com AEK Atenas e Panionios, ao fim de três jornadas.

O CSKA Moscovo ganhou por 1-0 em casa do Amkar, com golo de Zhamaletdinov, antes da visita ao Benfica, numa altura em que está em quarto lugar e a cinco pontos da liderança ao fim de nove jornadas no campeonato russo.

O Besiktas, que joga quarta-feira no Dragão frente ao FC Porto, também ganhou pela margem mínima, com Pepe a titular e Quaresma a sair do banco, mas foi buscar a vitória depois de estar reduzido a dez frente ao Karabukspor. O golo foi de Ryan Babel e o empate do Galatasaray neste domingo deixou o Besiktas em igualdade com o «Gala» na frente do campeonato turco, com 10 pontos ao fim de quatro jornadas.

Por fim, o Salzburgo empatou em casa a dois golos com o Rapid Viena e chega a Guimarães, onde joga na quinta-feira para a primeira jornada da Liga Europa, em segundo lugar no campeonato austríaco, a quatro pontos do líder Sturm Graz.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE