Brasil: apesar do veto da CBF, nova Liga vai mesmo avançar - TVI

Brasil: apesar do veto da CBF, nova Liga vai mesmo avançar

França-Alemanha

Primeira jornada realiza-se entre quarta e sexta-feira e até já foram nomeados os árbitros

Apesar da proibição decretada esta segunda-feira pela Confederação Brasileira de Futebol relativa à nova primeira liga de futebol brasileiro, os clubes que estão na origem desta nova competição garantem que ela vai mesmo realizar-se.

O novo campeonato, realizado à margem da CBF, terá 12 equipas da primeira divisão e arranca entre quarta e sexta-feira, sendo que os árbitros das partidas já até foram escolhidos. Entre os clubes participantes estarão o Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grémio e Internacional.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a CBF mostrou abertura para que o campeonato arranque em 2017 e convocou todos os clubes «a fim de deliberar a realização da competição no calendário oficial do futebol brasileiro, a partir do ano de 2017, sem nenhuma infringência às leis, regulamentos e estatutos», pode ler-se.

Em declarações a uma rádio brasileira, Gilvan de Pinho Tavares, presidente da nova competição, garantiu que, aconteça o que acontecer, ela vai mesmo realizar-se. «Vai sair de qualquer jeito. Os clubes não abrem mão de a disputar.»

Os organizadores da Primeira Liga anunciaram que a proibição da CBF «nada mudava» no que diz respeito às suas intenções, escudando-se na ‘Lei Pelé’, que regula a modalidade naquele país, entendendo não existir necessidade legal de pedir autorização prévia para organizar um campeonato.

O novo campeonato chamar-se-á Liga Sul-Minas-Rio. As únicas ausências de relevância entre os participantes são os quatro ‘grandes’ da federação paulista: Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE