Depois de ter apresentado um livro na semana passada, a duquesa de Cambridge decidiu lançar uma caça ao tesouro pelo Reino Unido. Kate Middleton escondeu vários exemplares do "Hold Still: A Portrait of Our Nation in 2020" em várias regiões para que as pessoas os encontrem.

O anúncio foi feito através de um pequeno vídeo partilhado na página oficial dos Duques de Cambridge no Twitter com a mensagem: "Que comece a procura!".

O livro, inspirado pela pandemia de covid-19, é composto por 100 fotografias e relatos de pessoas de todo o país e tem como objetivo ilustrar "um retrato coletivo do Reino Unido durante o confinamento". Todas as imagens foram escolhidas pela duquesa. 

No ano passado, Kate tinha pedido às pessoas que enviassem fotografias e relatos sobre várias experiências e momentos durante o primeiro ano de pandemia. Ao todo, foram 31 mil os participantes. 

O livro está dividido em três capítulos: "Ajudantes e heróis";  "Seu novo normal"; e "Atos de bondade".

Cada um dos exemplares escondidos tem um autocolante e uma fita dourados e uma carta escrita por Kate. Os 100 testemunhos eleitos também vão poder esconder alguns em locais "que lhes transmitiram esperança durante o confinamento"

O livro contou com o apoio da "The Book Fairies" (Fada dos Livros, em português), uma organização mundial através da qual as pessoas escondem livros para que outras os encontrem e os possam ler. 

O valor total das receitas conseguidas com a venda do livro serão divididas entre a Mind, uma instituição que dá apoio à saúde mental, e a National Portrait Gallery, onde Kate é patrocinadora. Aliás, as 100 fotografias do livro vão integrar a coleção da galeria. 

A obra, que foi lançada esta sexta-feira, já é o quinto livro mais vendido no Reino Unido. 

Cláudia Évora