Boris Johnson reage aos confrontos: "O vandalismo racista não tem espaço nas nossas ruas" - TVI

Boris Johnson reage aos confrontos: "O vandalismo racista não tem espaço nas nossas ruas"

O primeiro-ministro britânico disse ainda que "o racismo não faz parte do Reino Unido" e deixou um aviso: "quem atacar a polícia vai ter de responder à força da lei"

O primeiro-ministro britânico reagiu, este sábado, à tarde de fortes protestos marcados por confrontos entre os manifestantes e a polícia em Londres. Boris Johnson foi claro na mensagem.

O vandalismo racista não tem espaço nas nossas ruas. Quem atacar a polícia vai ter de responder à força da lei", lê-se na publicação do primeiro-ministro britânico na rede social Twitter.

De um lado, estavam grupos ligados à extrema-direita e do outro a polícia britânica que esteve, claramente, em minoria. Foram arremessadas garrafas e ouviram-se cânticos como "somos racistas e gostamos disso". 

Estas manifestações e protestos foram subvertidos pela violência e violam as atuais diretrizes. O racismo não faz parte do Reino Unido e devemos trabalhar juntos para que isso seja uma realidade", acrescentou. 

Além de Londres, as manifestações ocorreram em várias outras cidades do Reino Unidos como Belfast, na Irlanda do Norte, e Brighton, no sul de Inglaterra, embora não tenham sido aí registados atos de violência.

O secretário do Interior britânico, Priti Patel, também já tinha criticado o “vandalismo inaceitável” dos manifestantes que este provocaram a polícia em Londres.

A polícia impôs restrições para evitar incidentes e impedir que os manifestantes pintassem estátuas.

No fim de semana passado, a estátua do ex-primeiro-ministro Winston Churchill apareceu pintada, forçando o Governo a protegê-la e a cobri-la para evitar danos.

Continue a ler esta notícia