Um vídeo amador mostra um homem a escalar, sem arnês, a torre Shard, em Londres. Esta torre tem mais de 300 metros de altura e é o edifício mais alto da União Europeia.  O incidente, que aconteceu na madrugada desta segunda-feira, levou mesmo a que algumas zonas da área circundante fossem fechadas ao público.

O episódio aconteceu por volta das 05:15 da manhã e levou à chamada da polícia ao local.

As autoridades confirmaram que a subida foi feita sem recurso a arnês ou a qualquer outro meio de segurança. O homem não foi detido, o que não significa que a aventura não possa ter consequências. 

Claro que isto não dá carta branca para [as pessoas] fazerem o que quiserem nos edifícios de Londres e, apesar de ter sido determinado que não havia crime, pode acontecer um conflito entre os donos do edifício e o homem que o escalou”, disse a polícia ao The Telegraph.

De acordo com a CNN, esta não é a primeira vez que alguém tenta escalar a torre Shard. Em 2013, foram detidas seis mulheres da associação ambientalista Greenpeace depois de tentarem subir o edifício em protesto contra a exploração de petróleo no Ártico.