McDonald's pede desculpa por anúncio que “explora luto na infância” - TVI

McDonald's pede desculpa por anúncio que “explora luto na infância”

Anúncio da McDonald's gera indignação

Cadeia de restaurantes “fast food” diz que não queria ofender, mas garante que continuará com campanha publicitária que provocou dezenas de reclamações

A McDonald's foi obrigada a pedir desculpa pela divulgação de um novo anúncio, que provocou uma chuva de críticas.

O vídeo, transmitido pela primeira vez a 12 de maio na televisão britânica, mostra um filho a conversar com a mãe acerca da morte do pai. O jovem pré-adolescente faz perguntas em busca de semelhanças com o progenitor. Aparentemente, os dois não têm nada em comum.

Ao chegar a um restaurante McDonald's, a criança pede um McFish (hambúrguer de peixe) e a mãe aponta uma semelhança: “Esse também era o preferido do teu pai.”

De imediato soaram os alarmes na organização Grief Encounter, que se dedica a prestar assistência a menores de luto.

Os consumidores acusam a empresa de explorar uma situação extremamente emocional com fins puramente comerciais e o The Advertising Standars Authority, regulador de publicidade britânico, foi inundado com queixas.

“Analisaremos todas as queixas para averiguar se há motivos para investigar o anúncio”, afirmou o porta-voz do organismo.

 

Em declarações à BBC um porta-voz da McDonald’s lamentou o sucedido.

Nunca foi nossa intenção [ofender]. Queríamos apenas destacar o papel da McDonald's na vida diária dos nossos clientes, nos bons e nos maus momentos”.

Mas o mesmo porta-voz confirmou que o anúncio, criado pela agência de publicidade Leo Burnett, continuará a ser exibido.

Shelley Gilbert, diretora da Grief Encounter, argumenta que "o anúncio explora a dor de órfãos e é ofensivo".

Uma em cada 29 crianças, com menos de 16 anos, no Reino Unido, já sofreu a morte de um familiar próximo.

Para Gilbert, "a cadeia de restaurantes tem tentado, sem sucesso, explorar a dor das crianças e conectar-se emocionalmente com elas através de uma campanha de publicidade televisiva dirigida a um público que é vulnerável."

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