Golden Boy: o que é feito dos vencedores do melhor jovem do ano - TVI

Golden Boy: o que é feito dos vencedores do melhor jovem do ano

João Félix é o novo «menino de ouro», o segundo português eleito, numa lista que começou com Van der Vaart. Com nomes muito ilustres e outros que ficaram aquém das expectativas

Promessa, talento precoce. Palavras mágicas para quem gosta de futebol. A aposta no próximo grande fenómeno é sempre um desafio. O novo menino de ouro é João Félix, é essa a tradução mais ou menos literal do troféu que tem vindo a distinguir o melhor jovem sub-21 do ano: o Golden Boy, atribuído desde 2003 pelo jornal italiano Tuttosport. Entre os 16 nomes que antecederam o jovem avançado português há nomes bens ilustres, alguns até superaram as expectativas. E outros que ficaram a meio caminho, que o sucesso depende de muitos factores. E também há quem ainda tenha o futuro pela frente.

O primeiro vencedor, numa eleição que olha apenas para jogadores a atuar na Europa e em que participam jornalistas de vários órgãos internacionais, foi o holandês Van der Vaart e entre os eleitos mais «antigos» estão Wayne Rooney ou Lionel Messi. Mas há grandes nomes que nunca venceram. A começar por Cristiano Ronaldo, que era um dos candidatos apontados em 2005, precisamente no ano em que venceu Messi – vem desde aí a rivalidade única que ambos alimentam. Mas também, por exemplo, Neymar, que trocou o Santos pelo Barcelona já com 21 anos.

O Maisfutebol recorda todos os vencedores desde 2003 e as suas carreiras. Pode conferir o que eles fizeram na galeria de imagens associada a este artigo.

Continue a ler esta notícia