70 mafiosos da Calábria condenados em julgamento em Itália - TVI

70 mafiosos da Calábria condenados em julgamento em Itália

O promotor Nicola Gratteri

O julgamento deverá prolongar-se por dois anos pois ainda estão por julgar 355 réus.

Um tribunal italiano condenou 70 membros do poderoso grupo mafioso 'Ndrangheta, na primeira fase do maior julgamento da Máfia desde finais da década de 1980. O juiz Claudio Paris leu os veredictos contra 91 arguidos no tribunal da cidade de Lamezia Terme, na Calábria, sul de Itália.

O julgamento começou em janeiro e deverá prolongar-se durante dois anos, pelo menos, uma vez que ainda estão por julgar 355 réus, alegadamente mafiosos, ou seus colaboradores, e funcionários corruptos. Os réus enfrentam acusações de corrupção mas também de tentativa de homicídio, extorsão, tráfico de drogas e abuso de poder. Centenas de advogados e quase mil testemunhas estão envolvidas.

As 91 pessoas condenadas este sábado optaram por um "julgamento máximo", ou seja, mais rápido, à porta fechada, o que lhes permitiu, em caso de condenação, ter a pena reduzida em um terço.

Os juízes deram a seis dos condenados a sentença máxima de 20 anos exigida pelos promotores. Entre eles estão Domenico Macri, da ala militar do grupo, Pasquale Gallone, o braço direito do suposto chefe da máfia Luigi Mancuso, cujo julgamento ainda está em andamento, e Gregorio Niglia, que teve o papel de adquirir armas e de extorsão.

Cerca de um terço desse grupo recebeu sentenças de dez anos ou mais e 21 pessoas foram absolvidas,

A 'Ndrangheta é uma rede criminosa composta por cerca de 150 famílias. Este julgamento visava apenas uma delas: a família Mancuso.

O alegado chefe, Luigi Mancuso, de 67 anos, que é conhecido como  "o tio", e o ex-senador Giancarlo Pittelli, de 68 anos enfrentarão julgamentos mais longos. 

O caso é liderado por Nicola Gratteri, um dos mais respeitados promotores da Itália, que persegue a Máfia há mais de 30 anos. Gratteri prometeu no início deste ano derrubar "esta asfixiante 'Ndrangheta, que realmente tira o fôlego e o coração das pessoas" e disse aos jornalistas que a sentença de sábado "correu muito bem".

A 'Ndrangheta, sediada na Calábria, está envolvida em uma ampla gama de atividades ilegais, mas é especializada no tráfico de cocaína e acredita-se que controle cerca de 80% do comércio europeu.

 

Continue a ler esta notícia